terça-feira, 6 de março de 2012

Devaneios da Mariana



Uma época dessas descobri um blog de textos e crônicas de uma menina lá de Natal. Eu adorava, e adoro! Até que um dia descobri que essa menina desse blog tinha estudado com uma das minhas melhores amigas. Achei o máximo! "Sou amiga da amiga da menina do blog!"

O fato é que a Mariana escreve o que quer e na hora que quer (assim mais ou menos como eu aqui que sumo vez em quando..) e escreve muito bem. Parece que ela pensa igual como a gente pensa mas com o diferencial que ela fala mermo!

Essa semana ela postou um texto sobre o que sempre bato na tecla aqui, de escravidão da internet, do notebook, do whatsapp, do twitter...


sexta-feira, 2 de março de 2012

Desconectar-se: és capaz?

Há algum tempo, ficávamos os quatro: eu, meu pai e minhas duas irmãs, cada qual em seu notebook. Era a reclamação diária da minha mãe - o quinto elemento desconectado - “Eu quero conversar e vocês não me escutam!”

De fato, alguma coisa estava estranha. Em uma casa com cinco pessoas, seriam mesmo necessários quatro notebooks?

O fato é que o meu notebook já não estava lá essas coisas... Comprei um novo e dei o velho a minha mãe. Ela teve algumas aulas e... adivinha? Ela curte tudo o que eu posto no facebook. E como minhas irmãs não moram mais em casa, somos agora três elementos ao notebook: eu, meu pai e minha mãe.

Hoje em dia, quem consegue se desconectar?

Ninguém. Nem mesmo a minha mãe que acaba de conhecer o mundo da internet.

Alguém - que não me recordo agora - contou que foi ao banco retirar dinheiro e teve a senha bloqueada. Motivo? Digitou a senha do twitter três vezes.

É tão tentador saber o que está acontecendo de interessante no mundo, de bizarro, de inútil... que a gente não consegue acumular tweets. A gente acumula trabalho, leitura, a louça do almoço... mas nunca os tweets! E acabamos fazendo coisas estranhas como, por exemplo, eu que sigo a Wanessa Camargo. Sim, Wanessa, a filha do filho de Francisco. Ela fala do CD novo, dos shows, manda beijo pros fãs e, sabe-se lá porquê, eu leio tudo: como uma grande fã! Sem nem saber que tipo de música ela canta. Estranho não?

Outra coisa engraçada (ou ridícula talvez) é que a gente sempre acha que alguém vai nos ligar de madrugada. Ouso até fazer um boneco de cera da pessoa que for capaz de desligar o celular antes de dormir!

“E se alguém me ligar? E se surgir uma emergência? E se alguém comentar alguma coisa no meu facebook?” A gente não quer deixar pra ler amanhã o que pode ser lido/sabido na madrugada.

Nunca surgiram emergências, nunca recebi um e-mail de vida ou morte... mas nunca, nunquinha mesmo, desliguei o celular antes de dormir. Por quê? Eu sei lá! Gosto que ele fique ao lado do meu travesseiro. Me sinto mais segura.

E nem dirigir a gente sabe fazer sem o uso do celular/internet. Como volto do trabalho na hora em que TODOS voltam... preciso escolher o melhor caminho, o menos engarrafado. Já virou rotina: antes de sair, consulto o tráfego no twitter. Sem o twiter, eu não sei mais nem como passar a primeira marcha.  

Uma amiga minha reclama que nunca consegue falar com o namorado na hora que quer. Isso porque ele, de vez em quando, desapega e desliga o celular. Vez em quando não olha as “mentions” no twitter e nem responde imediatamente aos e-mails dela. O problema é que ela o procura no mundo virtual e, de vez em quando, ele encontra-se apenas no real. Desse, eu farei um boneco de cera.

Só por hoje não entro no twitter.

 Mari Lima

2 comentários:

  1. Ilana! Que coisa mais fofa! Você escreveu em março e só agora que estou lendo! (mini-vergonha). Obrigada!

    Jéssica havia me falado que você tinha um blog, mas não sabia me dizer o nome.

    Vou seguí-lo a partir de agora!

    Beijos!

    Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!!!

      Postei sem nem pedir autorização mas dei os créditos!! hahaha...

      Jéssica não sabia porque nem eu levo essa bagaça a sério! Eu tentei levar no início e por isso que inventei. Na época tava sonhando em ser uma it girl (coitada)... Leseira de quem perde tempo na frente do computador.
      Enfim, depois vi que pra coisa ser bem feita eu teria que perder tempo todo dia pesquisando, catando fotos, temas.. e aí decidi que isso não era pra mim.

      Mantenho porque gosto de ter um canto pra expor minhas coisinhas fúteis de vez em quando. As não-fúteis também tem espaço, confesso.

      Não sei se vc percebeu mas as coisas aqui são bem lentas. Espero que goste e sja bem-vinda a minha seleta gama de seguidores!!! =D

      Beijo!

      Excluir