quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Destino: Paulo Afonso/BA (e arredores)

Tá, já percebi que meus posts de viagem são todos da Bahia, mas é que morando pertinho como não falar??

Meu carnaval foi mega light. Thiago trabalhou no sábado e no domingo passamos o dia na casa de um amigo. Daí que recebemos uma ligação de um amigo de infância de Thiago, que hoje mora em Paulo Afonso, nos convidado pra ir ver as usinas.

As comportas estão abertas!!!!!!!!!!!!!!!!

Gente, QUE ESPETÁCULO DA NATUREZA!!!!!!!! Essa foi minha terceira vez em Paulo Afonso, e bem a sexta vez no Xingó. Nunca foi tão lindo e tão inesquecível. 

Usina de Xingó - Divisa de SE e AL
As fotos seguintes foram feitas no complexo de usinas de Paulo Afonso (PA I, PA II, PA III e PA IV). Pra visitação você paga um guia num centro de informações na cidade ou vai com algum Chesfiano (funcionário Chesf). Não sei informar o valor do guia pois nosso amigo é funcionário da companhia. #entradafree




Essa ponte acima ficou bem famosa porque foi onde foi gravada a cena em que Nazaré morre na novela Senhora do Destino. É engraçado porque de onde avistávamos a ponte era muito comum escutar de quem chegava "Olha a ponte que Nazaré morreu!"

Logo abaixo dá pra ver a primeira hidrelétrica da região que funcionava com uma única turbina e gerava energia pra cidade alagoana de Delmiro Gouveia, pertinho de Paulo Afonso. Essas cachoeiras existem, mas num volume de água muito menor. Na parte do leito não chega nem a ficar essa espuma de água.





E alguém consegue acreditar que quando as comportas estão fechadas, não tem 1 gota de água nesse local da foto abaixo??


Abaixo, uma das imagens mais incríveis. Imagina a força dessa água toda querendo fugir por essa comporta?


As fotos abaixo são da Usina de Itaparica/PE. Das que visitei nesse carnaval, essa foi a única que eu nunca tinha ido. Menor de todas, mas de uma engenharia igualmente grandiosa!! Love Resistência dos Materiais! #alocka




Do complexo todo que existe nos arredores da cidade, a única usina que não visitei foi a Apolônio Sales, mais conhecida como Moxotó. Ela não é tão grandiosa. O lindo mesmo nela são os jardins. Pena que o tempo foi curto!

E pra quem se embananou todo ao ler as referências de localização, eu situo: é que Xingó fica bem na divisa dos estados de Alagoas com Sergipe. E Paulo Afonso é bem na divisa dos estados de Alagoas e Bahia e já pertinho da divisa com Pernambuco. É tanto que essa Usina de Itaparica fica a 40km apenas da cidade de Paulo Afonso.

É um lugar que vale a pena ir principalmente nessa época de cheia!
Sem contar que além das águas, você também visita a estrutura de algumas usinas.

Sou uma eterna admiradora da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) por toda a grandiosidade do complexo de usinas que geram energia pra todo o nordeste, e também por ser filha de um aposentado Chesfiano!

Quero trabalhar lá na usina!!!!!!!!!!!! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário