segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Coisas de casa: Jardim na varanda

Esses dias eu tava pensando em como uma planta consegue dar vida a qualquer ambiente. A dificuldade pra quem mora em apErtamento é ter um jardim ou horta, já que cada vez mais as varandas estão diminuindo!

Confesso que sempre quis ser mais dedicada com plantas, mas não consigo! No início é aquela empolgação, mas cadê lembrar de regar? Cadê lembrar de cortar galhinhos e folhinhas secas? tsc tsc tsc...

Quando morava em Macaé eu tinha um varandão e vááárias plantinhas em vasos. Era lindo! Mas aqui em Aju a coisa mudou. Até trouxe vááários vasos mas achei que aquilo tava tumultuando demais e sei lá, me senti sem espaço na varanda e resolvi dar as que não morreram à minha sogra que cuida com tanto carinho. Tinha uns lírios da paz tão feiosos que quando cheguei agora no natal por lá não acreditei que aqueles lírios verdes e cheios de flores foram os feiosos secos daqui da minha casa... quis trazer de volta, confesso!

Mas não fiquem tristes! Dá sim pra ter um jardim suspenso da babilônia na sua mini varanda, vamos ver??


Nessa primeira varanda eu amei a disposição dos vasos e os tipos de plantas usadas.


Aqui o charme fica por conta dos buxinnhos que tanto amo. Tem deles nos vasos de chão no formato bolinha e, se não me engano, essa cerca viva também é feita de buxinhos crescidos e podados. A idéia da cerca é legal principalmente se você mora num apartamento que dá de cara com o vizinho da frente. Ela traz um pouco mais de privacidade. 

Como o buxinho fecha muito, é bom que a cerca feita dele seja numa altura média como a da foto. Se quiser fechar mais a visão, procure alguma espécie que fique alta mas que sua folhagem e galhos formem uma cerca mais vazada.


Nessa varanda, a moradora (ou decoradora/paisagista contratada, vai saber!) criou uma parede para as orquídeas. E ó lá os buxinhos outra vez!!!


Essa foto só postei porque AMEI essa parede revestida de bambu!! Achei esse banquinho muito tosco e essas pedrinhas com esse tablado muito mal feito. Parece trabalho de má vontade.









Aqui um ótimo exemplo de quem quer fazer o charme gastando pouco. Adorei o banquinho de chita e a hortinha na parede.

Agora alguém reparou que em todas essas fotos se fez uso da composição pedrinhas + tablados de madeira?? Acho massa porque dá uma real sensação de jardim e não de vasinhos espremidos num ap.


Diga se essa composição de vasinhos e essa escultura não ficariam infinitamente mais charmosos se a dona (ou dono. Olhe a discriminação Ilana!) do ap tirasse um domingo pra encher essa cerâmica sem vida de pedrinhas e tablados?!

Vamos arrumar nossos mini jardins??

Beijos!
Ilana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário